segunda-feira, 12 de julho de 2021

O Caminho da Fé


O estado de São Paulo é o principal centro econômico e industrial do Brasil. Essa contribuição econômica também se destaca no turismo, e aqui podemos destacar o Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, chegando a ser considerado a capital do turismo religioso brasileiro. Isso porque abriga três cidades famosas por receberem fiéis de todo o país: Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.
Você sabia que o turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no Brasil? 
Aqui iremos trazer um roteiro no qual você consegue fazer tranquilamente num final de semana ou em um feriado prolongado, pois as distâncias entre esses três destinos são bem pequenos. 

Sugerimos que comece seu roteiro pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, local que atrai o maior número de fies em todo o Brasil, sendo também a segunda maior basílica do mundo. Aqui você poderá fazer suas orações, conhecer o grande comércio no entorno da basílica e visitar a Sala dos Milagres. Aproveite para visitar também o Morro do Cruzeiro, a Passarela da Fé, o Relógio de Flores, a Igreja de São Benedito, o Museu da Torre da Basílica e a Imagem original de Nossa Senhora de Aparecida.

A menos de 30 km de Aparecida está à cidade de Guaratinguetá, outro ponto de parada para quem busca o turismo religioso. Por lá, o turismo religioso foi impulsionado pela canonização de Antônio de Sant´Anna Galvão, o Frei Galvão, em 2007. Foi nessa cidade que nasceu e viveu o primeiro santo brasileiro!  A história conta que o frei curou diversas pessoas por meio de pílulas com orações escritas dentro.

Continuando nossa viagem seguiremos para a cidade de Cachoeira Paulista, também conhecida pelo seu potencial turístico religioso, graças à comunidade Canção Nova e o Grande Santuário do Pai das Misericórdias. O local recebe mais de 1 milhão de peregrinos anualmente para missas, retiros e encontros de oração. Mas se programe com antecedência e veja a programação das atividades que estarão acontecendo nos dias que você estiver na Canção Nova, são várias programações. 

Sobre a hospedagem tanto no Santuário de Aparecida e na Canção Nova, você encontrará boas opções de hotéis e pousadas bem próximos desses locais possibilitando que você possa ir caminhando até lá. Isso é algo bem positivo para aqueles que irão pernoitar nessas cidades, pois isso facilita o deslocamento para que você possa participar das atividades que ocorrem de dia ou à noite. 

Aqui vai uma sugestão! Para você que pode dá uma fugidinha do trabalho, barganhar uma folga extra ou está de férias, tendo possibilidade, faça essa viagem durante a semana.

domingo, 11 de julho de 2021

Um pedacinho da Mata Atlântica está aqui!

O Parque das Aves é um parque temático localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Situado na Rodovia das Cataratas, próximo às Cataratas do Rio Iguaçu, o parque possui 16 hectares de mata nativa, com 1.500 animais entre aves, répteis e mamíferos, de 140 espécies diferentes, sendo mais de 50% proveniente de apreensões. O Parque das Aves trabalha por um mundo melhor, onde as pessoas possam viver em harmonia com a natureza. 


O Parque das Aves nasceu do sonho de uma família lá na década de 70, e tudo começou em 1993 com suas obras e planejamento, e em 1994 chegaram as primeiras aves por meio de doações ou empréstimos de outros zoológicos, além de animais confiscados que foram enviados pelo Ibama. Nessa época, muitas espécies eram de outros continentes. 


Em 2021, o parque completa 27 anos de fundação, sendo hoje o único Centro de Conservação de Aves da Mata Atlântica. O sonho que começou com muito trabalho, e limpeza de toda essa aérea, resulta hoje na preservação de toda espécie que nela vive, encantamento de tamanha beleza e preservação da Mata Atlântica. 

No entanto, mesmo com tantas benfeitorias, às vezes não percebamos o quanto a fauna pode influenciar na nossa vida. Como podemos aqui dá um exemplo simples que essa cadeia é incrível e que pode influenciar na sua vida diretamente sem você perceber. Como no caso das aves silvestres que são animais essenciais para o equilíbrio ecológico, com isso listaremos aqui algumas de suas influências diretas.  


Você sabia que as aves ajudam a plantar árvores, a proteger os animais de criação, mantêm os ambientes limpos e livres de doenças, comem pragas e insetos que transmitem doenças, comem ratos e serpentes, são responsáveis pela polinização e alavancam o turismo? 


O Parque abre de terça a domingo das 9h às 16h, inclusive nos feriados. O passeio é indicado para toda a família e costuma durar de 1h30 e 3horas, isso vai depender do tempo que você deseja passar em cada espaço. Mas o tempo de visitação é livre e você pode passar o dia todo, tirando fotos, fazendo piquenique e curtindo melhor a natureza. 
O valor do ingresso por pessoa é R$ 60,00 e criança até oito anos não paga.


Viva a Mata Atlântica! Vamos preservar a natureza!

O Caminho da Fé

O estado de São Paulo é o principal centro econômico e industrial do Brasil. Essa contribuição econômica também se destaca no turismo, e aqu...