Emoldurada pela Mata Atlântica, famosa pelos romances de Jorge Amado, a Cidade de Ilhéus é a porta de entrada da Costa do Cacau, localizada na região nordeste do Brasil, do estado da Bahia. A bonita cidade na costa baiana, com seus 100 quilômetros de praias, dá ao turista uma grande diversidade: umas de areias brancas, outras para surf, outras com águas calmas, algumas desertas, a paisagem cercada de coqueiros, recifes e areia dourada.
A cidade que foi fundada em 1534, em seus tempos áureos foi palco da grande produção do cacau, o que fez de Ilhéus um local de destaque na história do nosso país. Não podemos deixar aqui de falar sobre alguns pontos turísticos que se destacam na cidade, como o Bar Vesúvio, terceiro restaurante mais antigo do país, inaugurado em 1910 e que faz parte da literatura de Jorge Amado com a grande obra do romance Gabriela Cravo e Canela.
No Vesúvio a literatura se mistura com a gastronomia, pois lá você pode se deliciar com o famoso Quibe Nasib e Gabriela, e há quem diga que é o melhor que existe, e também as famosas moquecas. Não podemos deixar de visitar o antigo Cabaré e Cassino Bataclan, uma casa de grande valor cultural e que foi local de encontros ocultos, amores proibidos, música, muitos segredos e mistérios. Sua proprietária na época, a famosa Maria Machadão, fez do antigo bordel, o lugar preferido de grandes barões do cacau. Com sua magia e encantos faz você entrar na história e nos romances de Jorge Amado, pois ali o passado e o presente se misturam num universo distante, mas muito presente marcado pela sua importância na cidade. Após longos anos de abandono, hoje o antigo casarão abriga um restaurante.
Outro lugar que você não pode deixar de visitar é a Igreja Matriz de São Jorge, com uma arquitetura primitiva de encantadora beleza, construída em 1556 é a mais antiga da cidade.
Mais um lugar que vai te encantar é visitar a casa onde morou Jorge Amado, e que hoje abriga um Centro Cultural. Uma casa construída na década de 20 e ainda está preservada. Com o teto com pintura italiana é todo revestido com madeira de jacarandá e um lustre da década de 60. Com sua fachada com janelas brancas e paredes amarela, faz desse lugar uma parada especial. Mas isso não é tudo, o mais importante que o próprio Jorge Amado está na frente da casa para te dá as boas vindas.
Aqui você vai encontrar outras belezas, que são suas belas praias com ondas perfeitas e a paisagem encantadora, um verdadeiro oásis para os esportistas, mas também são indicadas para quem deseja aproveitar as piscinas naturais formadas na maré baixa, pelos recifes da orla. Em Ilhéus, o sol é presença constante quase o ano inteiro, menos nos meses de maio e junho, pois são meses com uma maior incidência de chuvas. Então se conseguir programar sua viagem com antecedência, você irá aproveitar muito mais. Veja as dicas abaixo e escolha a que mais lhe agrada.
A Praia dos Milionários é de areia fina e clara e águas calmas, o local é ponto de visitação de banhistas e boêmios que passam o dia nas barracas comendo quitutes, tomando cerveja gelada e apreciando a vista panorâmica. Fica situada a 7 km do centro.
A Praia Cururupe é a praia mais afastada, a 12 km do centro, ideal para praticantes de surf e caiaque por ter ondas fortes.Uma curiosidade que lá você irá se encantar com a beleza do encontro do rio com o mar.
A Praia Back Door é uma das mais paradisíacas e selvagens com ondas fortes e areia grossa rodeada por rochas. Nessa praia de vez em quando acontecem campeonatos de surf. Mas se você não é surfista vá na maré baixa para aproveitar as piscinas naturais. Mas não deixe de ir, vale a pena!
Já a Praia Cai N` Água é aquela que a freqüentada pelo moradores e principalmente para quem vai com criança, pois é de águas calmas e na maré baixa é bem legal para criançada se divertir. Ah e fica a 20 km do centro.
A praia de Batuba é uma das melhores praias no quesito beleza, porém não é indicada para banho devido às ondas fortes, já os surfistas fazem a festa com ondas de dois metros de altura. Mesmo para os não surfistas, vale a visita pela paisagem de recifes e coqueiros, além dos bares famosos do distrito de Olivença.
Mas agora para quem quer sossego vá na praia do Jari, é de águas calmas e o cenário é perfeita para quem procura sossego, e arreia dourada.
Já a Praia de Acuipe é verdadeiramente um cenário de cinema, com coqueiros, águas calmas, areia fofa. Ah e fica somente a 23 km do centro... Dá uma fugidinha lá, tenho certeza que ira se encantar.
Temos também as praias Canabrava, do Marciano, do Norte, aqui você consegue fugir do agito, a praia da Avenida, do Sul, entre outras. Já a do Sul, merece um destaque especial pôs é indicada para quem busca uma infraestrutura, pois possui incontáveis barracas por toda a orla. A paisagem contempla coqueirais, recifes.
Ah não pense que acabou por aí! Não, à noite você que gosta de curtir um barzinho e ouvir uma boa música. Sim você vai encontra nas barracas na Praia do Milionário e o bairro Pontal com pubs rústicos que apresentam cantores de MPB com voz e violão. No distrito de Oliveira você também vai encontrar algumas outras opções para fazer o seu fim de noite um lugar especial para um bom drink.






