segunda-feira, 7 de junho de 2021

Aqui vive Jorge Amado!


Emoldurada pela Mata Atlântica, famosa pelos romances de Jorge Amado, a Cidade de Ilhéus é a porta de entrada da Costa do Cacau, localizada na região nordeste do Brasil, do estado da Bahia.  A bonita cidade na costa baiana, com seus 100 quilômetros de praias, dá ao turista uma grande diversidade: umas de areias brancas, outras para surf, outras com águas calmas, algumas desertas, a paisagem cercada de coqueiros, recifes e areia dourada.

A cidade que foi fundada em 1534, em seus tempos áureos foi palco da grande produção do cacau, o que fez de Ilhéus um local de destaque na história do nosso país. Não podemos deixar aqui de falar sobre alguns pontos turísticos que se destacam na cidade, como o Bar Vesúvio,  terceiro restaurante mais antigo do país, inaugurado em 1910 e que faz parte da literatura de Jorge Amado com a grande obra do romance Gabriela Cravo e Canela. 

No Vesúvio a literatura se mistura com a gastronomia, pois lá você pode se deliciar com o famoso Quibe Nasib e Gabriela, e há quem diga que é o melhor que existe, e também as famosas moquecas. Não podemos deixar de visitar o antigo Cabaré e Cassino Bataclan, uma casa de grande valor cultural e que foi local de encontros ocultos, amores proibidos, música, muitos segredos e mistérios. Sua proprietária na época, a famosa Maria Machadão, fez do antigo bordel, o lugar preferido de grandes barões do cacau. Com sua magia e encantos faz você entrar na história e nos romances de Jorge Amado, pois ali o passado e o presente se misturam num universo distante, mas muito presente marcado pela sua importância na cidade. Após longos anos de abandono, hoje o antigo casarão abriga um restaurante.


Outro lugar que você não pode deixar de visitar é a Igreja Matriz de São Jorge, com uma arquitetura primitiva de encantadora beleza, construída em 1556 é a mais antiga da cidade.
Mais um lugar que vai te encantar é visitar a casa onde morou Jorge Amado, e que hoje abriga um Centro Cultural. Uma casa construída na década de 20 e ainda está preservada. Com o teto com pintura italiana é todo revestido com madeira de jacarandá e um lustre da década de 60. Com sua fachada com janelas brancas e paredes amarela, faz desse lugar uma parada especial. Mas isso não é tudo, o mais importante que o próprio Jorge Amado está na frente da casa para te dá as boas vindas.

Aqui você vai encontrar outras belezas, que são suas belas praias com ondas perfeitas e a paisagem encantadora, um verdadeiro oásis para os esportistas, mas também são indicadas para quem deseja aproveitar as piscinas naturais formadas na maré baixa, pelos recifes da orla. Em Ilhéus, o sol é presença constante quase o ano inteiro, menos nos meses de maio e junho, pois são meses com uma maior incidência de chuvas. Então se conseguir programar sua viagem com antecedência, você irá aproveitar muito mais. Veja as dicas abaixo e escolha a que mais lhe agrada.

A Praia dos Milionários é de areia fina e clara e águas calmas, o local é ponto de visitação de banhistas e boêmios que passam o dia nas barracas comendo quitutes, tomando cerveja gelada e apreciando a vista panorâmica. Fica situada a 7 km do centro.

A Praia Cururupe é a praia mais afastada, a 12 km do centro, ideal para praticantes de surf e caiaque por ter ondas fortes.Uma curiosidade que lá você irá se encantar com a beleza do encontro do rio com o mar.

A Praia Back Door é uma das mais paradisíacas e selvagens com ondas fortes e areia grossa rodeada por rochas. Nessa praia de vez em quando acontecem campeonatos de surf. Mas se você não é surfista vá na maré baixa para aproveitar as piscinas naturais. Mas não deixe de ir, vale a pena!

Já a Praia Cai N` Água é aquela que a freqüentada pelo moradores e principalmente para quem vai com criança, pois é de águas calmas e na maré baixa é bem legal para criançada se divertir. Ah e fica a 20 km do centro.

A praia de Batuba é uma das melhores praias no quesito beleza, porém não é indicada para banho devido às ondas fortes, já os surfistas fazem a festa com ondas de dois metros de altura. Mesmo para os não surfistas, vale a visita pela paisagem de recifes e coqueiros, além dos bares famosos do distrito de Olivença.

Mas agora para quem quer sossego vá na praia do Jari, é de águas calmas e o cenário é perfeita para quem procura sossego, e arreia dourada.

Já a Praia de Acuipe é verdadeiramente um cenário de cinema, com coqueiros, águas calmas, areia fofa. Ah e fica somente a 23 km do centro... Dá uma fugidinha lá, tenho certeza que ira se encantar.

Temos também as praias Canabrava, do Marciano, do Norte, aqui você consegue fugir do agito, a praia da Avenida, do Sul, entre outras. Já a do Sul, merece um destaque especial pôs é indicada para quem busca uma infraestrutura, pois possui incontáveis barracas por toda a orla. A paisagem contempla coqueirais, recifes. 

Ah não pense que acabou por aí! Não, à noite você que gosta de curtir um barzinho e ouvir uma boa música. Sim você vai encontra nas barracas na Praia do Milionário e o bairro Pontal com pubs rústicos que apresentam cantores de MPB com voz e violão. No distrito de Oliveira você também vai encontrar algumas outras opções para fazer o seu fim de noite um lugar especial para um bom drink.


terça-feira, 1 de junho de 2021

Brasília Capital da Esperança!

O que falar de Brasília? Que é a capital do Brasil desde 1960? Que a cidade está localizada na região Centro-Oeste, numa região de baixa umidade, próxima de destinos turísticos famosos, como Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis?

Não, Brasília é muito mais que isso! 

Brasília é o centro político do país, é uma cidade planejada que se distingue pela sua arquitetura branca e moderna, essencialmente concebida por Oscar Niemeyer. Ah, e tem outras curiosidades: é a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil, é um pólo econômico, uma cidade típica e diversificada. E também a maior cidade do mundo construída no século XX. Você sabia que ela é disposta em forma de avião, a sua "fuselagem" é o Eixo Monumental, de duas avenidas amplas cercadas por um enorme parque. Na “cabine" encontra-se a Praça dos Três Poderes, cujo nome provém das três agências do governo que a rodeiam. 


Para você que nunca pensou em Brasília como um destino turístico interessante, você vai se surpreender com os prédios do governo, museus e monumentos. Mas a capital proporciona também experiências que pouca gente sabe, como passeios ao livre em parques e áreas verdes e até mesmo roteiros místicos.

Vamos listar aqui alguns desses pontos turísticos imperdíveis de Brasília, para você conhecer durante sua estada na capital. Confira a seguir!

Parque Nacional de Brasília

Mais conhecido como “Água Mineral”, o parque possui piscinas naturais abastecidas com água corrente para os turistas se refrescarem no calor. Para quem gosta de caminhada, o parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara e a do Cristal Água. 

Catedral Metropolitana de Brasília 

É a igreja mais famosa da cidade, parada obrigatória para tirar muitas fotos. A Catedral é certamente um dos templos católicos mais visitados por sua arquitetura arrojada.


Lago Paranoá 

Uma lagoa artificial que abraça a cidade de norte a sul. Costuma ser bastante frequentado por praticantes de esportes náuticos que agitam suas águas.

A Ponte JK, um dos cartões-postais de Brasília, atravessa o lago Paranoá e encanta os turistas a qualquer hora do dia. Nas margens do lago, o destaque fica por conta do Pontão do Lago Sul, com seus diversos bares e restaurantes. 

Congresso Nacional

É o símbolo de Brasília e abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. É parada obrigatória para quem visita a capital. Inclusive, é possível fazer visitas guiadas pelo prédio idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, uma das suas obras preferidas.

Além do Congresso Nacional, vale a pena ainda visitar os Palácios do Itamaraty e do Planalto, sede da presidência da República. Fica localizado na Praça dos Três Poderes. 

Memorial Juscelino Kubitschek 

Brasília é também a cidade dos museus e monumentos, como o Memorial Juscelino Kubitschek, presidente brasileiro que idealizou a construção da cidade e foi imortalizado através do monumento que se encontra em frente ao Memorial.

O ambiente interno do museu oferece ao visitante a possibilidade de interagir com conteúdos de multimídia sobre a história do presidente JK e a construção da capital em apenas mil dias. 


Museu Nacional de Brasília

O Museu Nacional de Brasília chama a atenção pela arquitetura semi-esférica idealizada por Oscar Niemeyer. Uns dizem que é semelhante a um disco voador, outros preferem compará-lo com a metade de uma bola. O museu fica no setor cultural sul da cidade e o espaço conta com exposições de arte itinerantes, conferindo sempre um tom de novidade no ambiente. É um dos pontos turísticos de Brasília mais interessantes no quesito cultural.

Templo da Boa Vontade 

É um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. Isso porque guarda algumas surpresas em seu interior e na sua construção. Uma dessas surpresas é a grande pedra de cristal puro que se encontra no topo do templo, a maior do mundo.

A construção é em forma de pirâmide, semelhante aquelas encontradas no Egito. No seu interior, há uma sala inspirada na cultura egípcia, fonte de água sagrada e galeria de arte com temas espirituais. É um local para quem busca encontrar paz interior.

Agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos que você precisa conhecer, saiba onde se hospedar na capital brasileira.

Dos mais luxuosos até os mais econômicos, a maioria dos hotéis está nos setores hoteleiros Sul e Norte, próximo da maior parte dos pontos turísticos. 

Com tudo isso, acho que você não tem mais dúvidas. Arrume as malas e vamos visitar Brasília!



O Caminho da Fé

O estado de São Paulo é o principal centro econômico e industrial do Brasil. Essa contribuição econômica também se destaca no turismo, e aqu...