quarta-feira, 26 de maio de 2021

O Cerrado do Brasil que gera renda

O Jalapão está localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km da moderna capital Palmas. O Jalapão não é uma cidade, como muitos pensam. O Parque Estadual do Jalapão é uma região com cerca de 34 mil quilômetros quadrados – é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Ao todo são nove municípios que compõem o Jalapão, sendo que, os que fazem parte dos roteiros principais são Ponte Alta, Mateiros e São Félix.

Ao visitar o Jalapão você irá descobrir que a região abriga chapadões e serras cobertos por vegetação dourada de savana, cerrado, dunas alaranjadas e impressionantes formações de rocha vermelha que se espalham pelo parque. A paisagem árida é cortada por uma imensa teia de rios, cachoeiras e fervedouros – nascentes em que a água brota da areia – todos de águas transparentes, potáveis e de tons de azul e verde inimagináveis.

Outra característica da região que merece destaque e que tem fama internacional é o Ouro do Jalapão – o capim dourado, a jóia que brota na região árida do Tocantis. Além de ser um gerador de renda para as comunidades locais, aliado à seda de buriti e do babaçu, é a matéria prima do artesanato local. Com toda essa matéria prima, somado à criatividade e ao talento dos artesãos, garante a fama das peças produzidas em capim dourado para o mundo. São pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, brinquedos, peças de decoração, entre vários outros itens construídos por meio da imaginação dos artesãos.


Muitas pessoas pesquisam qual a distância entre Palmas e o Jalapão, mas o que é preciso entender é que o roteiro pelo Jalapão é um circuito: você, normalmente, começa por uma cidade e termina em outra. Chegar ao Jalapão não é tão fácil assim. Lá, as estradas de terra vermelha são infinitas, assim como a quantidade de buracos. Por isso, os deslocamentos entre as atrações são longos, embora as distâncias sejam curtas. Mas isso não deve te desanimar a fazer o passeio. Vale a pena mesmo! Além disso, agências de turismo especializadas te carregam no conforto de caminhonetes 4×4 equipadas com ar condicionado.


Acredito que você talvez fique em dúvida ou preocupado na hora de escolher uma boa opção de hospedagem. Mas já te falo de antemão: a região dispõe de uma infraestrutura hoteleira simples e pequena, composta por pousadas familiares e restaurantes caseiros, o que torna essa destino ainda mais cativante, pois você pode fazer parte da rotina dessas famílias como se fosse um morador de verdade. Um jeito diferente de fazer turismo!

Ah, e a culinária? É sem sombra de dúvida mais um fator positivo da região! Prepare-se para muita galinha caipira, massa, arroz, tutu, farofa, carne de panela e outras delícias. Nossa, e os sucos? São sempre frescos e feitos de frutas típicas, como caju do cerrado e cajá. Claro que uma cervejinha gelada no fim da tarde é sempre bem-vinda, já que o calor beira os 40ºC praticamente o ano todo.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

" Isso e muito mais você só vai Encontrar no Pará"

Belém é capital do estado do Pará, localizada na região norte do Brasil. Lá você vai encontrar uma rica cultura, gastronomia exótica, pessoas acolhedoras e um lado histórico forte, que fazem de Belém um excelente lugar para você visitar nas suas férias.

A cidade possui um vasto acervo cultural, resultado do encontro dos colonizadores portugueses, dos povos indígenas e do negro africano. Além da riqueza arquitetônica colonial do complexo Feliz Lusitânia, a Cidade Velha também mostra que Belém vivenciou a sua Belle Époque como chamado "Ciclo da Borracha" que pode ser visto na opulência dos prédios do século XIX e XX.

Theatro da Paz

Neste período, a cidade gozou de grande prosperidade econômica que colocou Belém como uma das mais importantes cidades do país, e foi também época de grande aproximação cultural da cidade com principais potencias mundiais até então, como França e Inglaterra. Esta aproximação está marcada na arquitetura do Museu Histórico do Estado do Pará, sediado no Palácio Lauro Sodré e abriga um variado acervo relacionado à história do Estado ou no Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, maior feira livre da América Latina e principal cartão postal da cidade.

Mercado Ver-o-Peso

Reserve em seu roteiro um horário para visitá-lo, pois lá você encontrará toda a riqueza do povo paraense, sem contar com os mais variados produtos gastronômicos da Amazônia, como as frutas e temperos. As barracas de ervas amazônicas merecem destaque por ressaltar o sincretismo cultural do povo paraense.

Outro local que merece sua atenção é a Estação das Docas, antigo porto de Belém que, após reforma em 2000, se tornou referência internacional como complexo turístico e cultural.Visite também Forte do Presépio, Museu Histórico do Estado do Pará, Theatro da Paz, a Basílica de Nazaré, o Parque Zoobotânico.

Não deixe de participar das festas folclóricas, como os festivais dos botos e o carimbó, que demonstram toda a alegria desse povo. Você irá viver muitas experiências com os prazeres da pesca esportiva, se divertir nas praias de rios, conhecer a vida do homem na Amazônia, que busca sua sobrevivência da própria natureza.

Se você puder programar sua viagem para o mês de outubro, poderá se surpreender também com a força da fé paraense, nos festejos do Círio de Nazaré, a maior festa católica do Pará.

Para você que vai para Belém é interessante que  se hospede na região central, que é formada pelos bairros Cidade Velha e Reduto, assim, você terá mais facilidade para visitar, a pé ou com transporte público, as principais atrações de Belém.Os corredores formados pelas avenidas Presidente Vargas e Nazaré são importantes vão te facilitar a  chegar em todos os cantos da cidade.

Antes de arrumar suas malas é importante saber de algumas coisas que fazem parte da rotinana capital paraense: o calor que não dá trégua, a chuva no final do dia e  o vaivém dos barcos na Baía do Guajará.

Festa do Círio de Nazaré

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Vamos mergulhar e se divertir! Venha para o Rio Quente Parque & Resort

O Rio Quente é um município brasileiro no estado de Goiás, situado na região Centro-Oeste do país, e internacionalmente conhecido por ser o maior sítio hidrotermal do mundo. Vamos relaxar e mergulhar nessa grande aventura de águas quentes, com sais minerais, belas paisagens, muita natureza, que é sem sombra de dúvida um destino perfeito para você fazer com toda a família, durante todo o ano e para todas as idades?


O Rio Quente Parque e Resort é um grande complexo turístico de águas termais, com cinco opções de hotéis, e com certeza, você encontrará aquele que será perfeito para sua viagem. Ah, e além disso, você conta com o Parque das Fontes, o Hot Park logo ali ao lado, que é considerado o maior parque aquático da América do Sul, o Eko Aventura, a praia do serrado, sauna, lagoa de água quente, duchas de água quente, e ofurôs abastecidos com águas naturalmente quentes. Sem contar com os restaurantes de comidas típicas brasileiras e culinária internacional, com inúmeros tipos de bebidas e bares que foram projetados para agradar a todos os visitantes.





quinta-feira, 13 de maio de 2021

Uai sô! Vai um “cafezin” com queijo? Tiradentes e a Rota do Queijo

A cidade de Tiradentes está localizada a 190 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, na região sudeste. Com tantos encantos, a cidade te convida para fugir da rotina, passear sem pressa e curtir a vida.  Vá para Tiradentes, cidade que preserva suas ruelas de pedras, casarões, mansões e sobrados históricos. O turista encontrará o bom modo mineiro de ser, com ares aconchegantes e temperaturas amenas. Mesmo nesse grande cenário de preservação da nossa história, o local ainda oferece restaurantes renomados e charmosas pousadas, que proporcionam momentos agradáveis com sabores inesquecíveis da boa gastronomia mineira. Essa gastronomia pode te levar também para viver uma experiência na Rota do Queijo, com visita a produtores rurais, aula de queijos finos e orgânico. Hum, que delícia! 

Igreja Matriz de Santo Antônio

Entre muitos locais, não deixe de visitar a Igreja do Rosário - considerada uma das igrejas mais antigas de Tiradentes - além do Largo das Forras, Igreja da Santíssima Trindade - em estilo barroco tem o interior bastante simples, mas reserva uma bela área externa com um chafariz de pedra - e também o Chafariz de São José, a Rua Direita - uma das ruas mais charmosas - Museu de Sant’Ana, que ocupa a antiga Cadeia Pública de Tiradentes. Não deixe de assistir o pôr do sol na Capela de São Francisco de Paula: aproveite o gramado ao redor da igreja que tem uma das mais deslumbrantes vistas da cidade para terminar o dia.

Ah...não podemos deixar de dar um destaque especial para Igreja Matriz de Santo Antônio, que pode ser vista por quase todos os pontos da cidade. Com sua bela fachada com detalhes em rococó e riquíssima decoração interior, a Matriz é um dos principais monumentos de tradição barroca de Minas Gerais.

O principal templo católico de Tiradentes teve sua influência das mãos do grande Mestre Aleijadinho. A riqueza dos detalhes encanta com a imponência de 482 kg de ouro, sendo considerada  a segunda igreja mais rica do Brasil.


Viva a beleza da arte barroca!

terça-feira, 11 de maio de 2021

A Suíça Brasileira

O lugar é elegante e muito charmoso, um verdadeiro paraíso! Vamos falar da Suíça brasileira: Campos do Jordão. Essa pequena cidade é um município na Serra da Mantiqueira, na região sudeste no estado de São Paulo, a 171 km do centro da capital. Apesar de pequena ela oferece atrativos em qualquer época do ano para o turismo de aventura e também aos que buscam apenas tranquilidade. Outro grande atrativo que é o clima, no verão com dias ensolarados, mas fresco, já no outono com temperatura bem amena. Porém, no inverno a temperatura é mais baixa, sendo o dia com sol, mas na sombra fica bem mais fresquinho, já às noites são com aquele frio que é um ótimo convite para os amantes de um bom vinho e de uma boa conversa com os amigos.

E agora, como vou arrumar minhas malas? O que vou levar? Não se preocupe aí vai uma dica bem bacana. Para que isso não seja um complicador na hora de arrumar as malas e subir a serra. Ao escolher as roupas é importante incluir peças leves de verão, mas não se esqueça do agasalho para se proteger das variações de temperatura da serra. As mudanças repentinas de clima são comuns de acontecer. Muitas vezes o dia pode iniciar com sol forte, depois cair uma chuva, em seguida aparecer neblina e um pouco de frio. Aquela sensação de clima abafado não é comum em Campos. Os ventos refrescantes, que vem da serra, costumam ajudar bastante na ventilação, formando uma espécie de ar condicionado natural. Isso já faz de Campos do Jordão uma exceção entre as cidades do interior paulista, que costumam ter temperaturas típicas do país tropical. E criando assim um ambiente confortável para curtir tranquilamente os passeios da cidade.

Falando em passeios, Campos do Jordão tem muitas opções para todas as idades, gostos e bolsos. E o melhor, com preços mais convidativos, tantos nos restaurantes como em pousadas e hotéis fora da temporada de inverno. Você encontrará inúmeras opções de lazer como, o passeio de bondinho, o Parque Amantikir Garden, a bela paisagem no passeio de teleférico, o Horto Florestal, a cervejaria Baden Baden, o Tarandu com suas opções de lazer ao ar livre, o Palácio Boa Vista e o Museu Felícia Leirner.

Venha conhecer as belezas dessa pequena cidade.   

MASP - Museu de Arte de São Paulo

Para você que ama viajar e fazer novas descobertas, aí vai um belo ponto turístico. O Museu de Arte de São Paulo, Masp, é uma ótima opção de roteiro que não pode ficar fora da sua próxima visita a São Paulo. Com sua imponência, ele se destaca em plena Avenida Paulista, sendo o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Abrigando obras de Tarsila do Amaral a Van Gogh, passando por Candido Portinari e Di Cavalcanti. Com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Com o acervo sempre em transformação, o museu realiza ao longo do ano uma ampla programação com exposições coletivas e individuais, atividades socioculturais, escola de arte, ateliês e muito mais.

Ah, e com isso vai uma dica também! Você sabia que você pode apoiar os projetos essências e assim ganhar benefícios exclusivos? Quer saber como? É com o Amigo MASP, um programa de fidelização que tem por objetivo arrecadar recursos para os projetos do MASP e, como contrapartida, oferece vários benefícios aos participantes.

A adesão está vinculada a uma contribuição anual, cujo valor varia de acordo com a categoria escolhida como: familiar, estudante, professor, sênior, individual, vale amigo individual e vale família. Assim, após realizar o pagamento da anuidade, o participante torna-se Amigo MASP e recebe em seu e-mail o seu cartão digital de Amigo, pessoal e intransferível, que lhe dará o acesso ao Museu e demais benefícios. Esse projeto aproxima você da programação do museu como entrada grátis e sem filas durante todo o ano, descontos no MASP Loja, MASP Restaurante e espetáculos do auditório, convite para as pré-aberturas das exposições do museu e visitas guiadas especiais, além de vários descontos em instituições culturais parceiras, como museus, cinemas, salas de concertos, restaurantes e outros.

Confira a lista completa de benefícios de https://masp.org.br/apoie/amigo-masp ou mais informações através de amigo@masp.org.

Valorize a arte, conheça o MASP!

Bonito

O que falar deste lugar de tamanha beleza? Sim, vamos falar aqui de tudo que você vai ver e viver em Bonito. A cidade está localizada no estado de Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 km da capital Campo Grande, ao sul da região Centro Oeste do Brasil. Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil e onde você vai poder ativar todos os seus sentidos, viver as melhores aventuras, e se deslumbrar com muitas de suas belesas naturais. Não há exatamente a melhor época para visitar este destino, porém, entre os meses de dezembro a março há um aumento das chuvas o que torna os passeios de cachoeiras muito mais bonitos. Mas, fica a dica: vá para Bonito durante o ano todo!

Gruta do Lago Azul pode receber no máximo 305 visitantes por dia.

Com relação à quantidade de dias para visitar esse paraíso, o ideal é ficar pelo menos quatro dias inteiros em Bonito, pois há uma certa distância entre a cidade e os passeios, localizados em sua maioria na área rural. Então é preciso ter uma logística bem definida e calcular o tempo em cada atrativo para que você possa aproveitar mais sua viagem.

Com uma grande diversidade na fauna e na flora, com mais de 4.000espécies de plantas, e em seus rios podem abrigar mais de 2.000 espécies de peixes, Bonito é considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil. 

Nascente Azul.


Em seus principais atrativos estão:

  •  Passeio de flutuação no Rio da Prata

  •  Aquário Natural com suas águas transparentes

  •  Barra do Rio Sucuri, um dos três rios mais cristalinos do planeta, com águas com tons que derivam do verde esmeralda

  • Flutuação na Lagoa Misteriosa, que é o principal ponto de mergulho de água doce do Brasil, local que mesmo você estando na superfície é possível contemplar seus dois abismos azuis numa profundidade de oito metros abaixo.

Você ainda pode viver muito mais deste paraísoatravés do calendário de eventos como a Festa de Santos Reis, Festa do Peão de Boiadeiro de Bonito, Festival de Inverno de Bonito, entre outros.


Flutuação no Rio Sucuri


Rota das Emoções

O nome já é uma indicação que será uma grande aventura! Rota das Emoções! Se prepare para conhecer um lugar único, com belezas de tirar o fôlego. Na Rota das Emoções você irá visitar três estados brasileiros: Maranhão, Piauí e Ceará, na região do litoral nordestino, visitando especificamente Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.Venha viver essa nova experiência de Sol, Mar, Dunas, Água, Areia, Praia, muita Aventura e Romantismo. Tudo isso envolvendo percursos em veículo 4x4, em serviço privativo, e também não privativo, com lindas paisagens, águas transparente, dunas com areia branca e bem fininha.



Para você que quer conhecer o roteiro da Rota das Emoções, é aconselhável que você visite a região entre os meses de junho a agosto, pois é quando as lagoas estão cheias, após o período de chuvas que acontecem no primeiro semestre. A partir de setembro, as lagoas já começam a esvaziar, mas alguns locais possuem lagoas permanentes.

 


Para explorar esse paraíso segue uma dica: a partir de quatro dias já é possível você ter um gostinho do que é tudo isso. Mais é aconselhável que seja a partir de sete dias para que você possa desfrutar de tanta beleza. Nosso roteiro começa a partir de São Luiz do Maranhão, seguiremos para Barreirinha, passeio para  a Lagoa Bonita, pelo Rio Preguiças em lancha voadeira, Ilha das Canárias, Baia do Caju, onde acontece a revoada dos guarás ao cair da tarde, Delta do Parnaíba, atravessar de balsa o rio Coreaú, “Ilha do Amor”, Tatajuba, Lago Grande, Guriu, praia Mangue Seco e Jericoacoara.


Venha, venha viver a Rota das Emoções, lugar incrível de muita beleza!

O Caminho da Fé

O estado de São Paulo é o principal centro econômico e industrial do Brasil. Essa contribuição econômica também se destaca no turismo, e aqu...